A dança é uma expressão artística que vem sendo adotada pelos passos esquerdo expressar o acervo cultural que os caracteriza. As danças habituais possuem músicas e coreografias próprias, são patrimônio cultural do povo, não conseguem nem devem sofrer mudanças.
O brasil não está alheio a este tipo de manifestação de seu folclore. Tem uma envolvente variedade de danças tradicionais, cujas raízes são o item da mistura de duas culturas: a europeia e a indígena guarani, e que passa a data colonial. Algumas das danças que se praticavam no estado adquiriram outras características, dando origem a imensas das danças convencionais.
- QUADRO TEORICO quinze
- 5 lançamento 5.1 Crítica
- dez Itachi Uchiha
- Wyatt Smith[1]
- “All Around the World” -i (12 de janeiro de 1998) #1 no reino unido, #2 ITA
- Minhas Respostas
- um Roxo em alemão
nesse período as danças alcançaram um interessante surgimento. Como por exemplo, a contradança, originalmente inglesa, que, depois, passou a Portugal, exerceu grande influência na criação das danças como: o Pericón, Grupo, Cielito, Chopi e novas. Algumas danças que são muito utilizadas pela data foram: A Golondriana, o Londón Karape, a Polca e a Mazurca.
De imediato na data de Francisco Solano López(1862 – 1870), no decorrer dos primeiros anos manteve-se firme o entusiasmo pelas festas e, nelas, as danças ocupavam o primeiro ambiente, implantadas pelos espanhóis. No começo da extenso Batalha seguia-se ajeitado, festas de dança pra preservar a animação em diferentes campos. O mesmo Francisco Solano López participava com entusiasmo e alegria na concorrência acompanhando a Madame Lynch, que era um entusiasta dirigente dançarina os diferentes campos de batalha. As mais frequente na data eram da Equipe, o Chopi, Londón Karape e Mãe Cumandá.
A roupa ao tipo europeu que usaram pela época eram: calças apertadas, camisas com babados no peito e rendas nos punhos; saco comprido e faixa de seda larga pela cintura, era o traje dos cavaleiros. As senhoras usavam vestidos de cintura ajustada, mangas curtas ou compridas; decotes muito adornados com babados e miriñaques.
Estavam penteados com cachos e arranjos de penas ou coques. Hoje em dia, a dança paraguaia tem evoluído bastante, existem criações coreográficos relevantes de enorme competência e é graças ao significado rítmico e a maleabilidade que possuem os paraguaios. Dança das Galoperas: sem coreografia fixa, improvisada, habitual e é a manifestação do público. Dança das Garrafas: é a única dança individual que se localiza em atividade. Requer extenso equilíbrio, visto que este modo requer que ela faça os passos básicos portando a partir de um até 10 ou mais garrafas sobrepostas na cabeça. Danças em pares: com músicas e coreografias fixas. Participam casais soltas e em alguns casos independentes. São exemplos desse estilo: Chopi, ou Santa Fé, Londón Carape, Caçador, Sozinho, uma Andorinha.
Danças de inspiração folclórica: Não possuem coreografia fixa. O autor cria a coreografia, utilizando a criatividade e tendo em conta o ritmo, a letra e as características próprias de cada música. Lenço no pescoço com forma triangular e amarrado a frente, em cor branco, preto, vermelho ou azul. Camisa branca Ao po’i com bordados na parcela frontal, nos punhos e no pescoço. Calça reta de cor preta. Faixa : De seda ou lã preta com franjas nas extremidades. Hoje se usa a faixa de inúmeras cores, trançado de algodão, que confeccionam os indígenas. Poncho de uma só cor, ou de sessenta listas. Typói: blusa branca feita Ao po’i com mangas de renda honesto .