No Corpus Da RAE 1

No Corpus Da RAE

Como por exemplo: em começo, a frase fundamentalismo cita-se a um movimento islâmico que preconiza a aplicação estrita da lei islâmica para a existência social. Também se pode conferir a um movimento cristão que se baseia numa compreensão literal da Bíblia —literalismo bíblico—, que surge nos Estados unidos no início da Primeira Guerra Mundial.

Também, em outros casos, poderá comparar-se ao fundamentalismo político, que não é menos comum. Alguns exemplos de livros comuns entre fundamentalistas políticos são a Minha luta, de Adolf Hitler, e o Livro Vermelho, de Mao tse-tung. O fundamentalismo político não obrigatoriamente se relaciona diretamente ou indiretamente com as religiões tradicionais, porém que promovem uma visão de universo radical e até mesmo antiteísta. O termo assim como se identifica com as correntes antimodernistas de muitas religiões.

  • 1999: Unreal Tournament
  • Ministério da Defesa: Nilda Garré
  • um Outras Definições
  • 28 de março: eleições presidenciais no Egito

Às vezes, se confunde com o milenarismo e com o mesianismo ou se associa com fanatismo ou extremismo, apesar de que este último termo é geralmente reservado pra atitudes particularmente políticas. O fundamentalismo é um conceito moderno que surge como reação, no momento em que a população moderna começa a pautar-se por leis humanas e deixa de lado as divinas, afetando os hábitos e o estilo de vida.

O termo nasceu no início do século XX nos EUA. EUA. e muito rapidamente passou a definir ideologias cristãs protestantes que, considerado a infalibilidade da Bíblia, visavam um retorno às posturas fundamentais do cristianismo, com apoio em muitos casos, noções reacionárias.

No domínio de língua espanhola, seu exercício é mais recente embora o anglo-saxão: a edição do LATIM, de 1992 ainda não o apanhava. Tampouco uma enciclopédia de referência, como a Larousse o incorpora ao teu revisão de 1984, e somente aplicado ao fundamentalismo islâmico.

No corpus da RAE, um banco de detalhes que reúne textos de todas as épocas, não aparece até 1950, em um tratado jurídico, e a maioria das circunstâncias são da última década. Ao oposto do âmbito anglo-saxão, a sua introdução e popularização vem membro exclusivamente ao ressurgimento do fundamentalismo muçulmano. A última edição (2001) do DRAE neste momento recolhe fundamentalismo, aplicado em tal grau às leituras literalistas da Bíblia e do Alcorão.

O termo convencional em português é integrismo, que não apenas se referia à religião, entretanto sim a outras correntes políticas tradicionalistas nascidas no século XIX. Por último, o LATIM, pegue também uma terceira acepção mais geral e não necessariamente estar filiado a alguma religião: Exigência intransigente de submissão a uma doutrina ou prática estabelecida. Mas é sério apreender que há secularistas tão fundamentalistas como os religiosos: uns e outros dizem não estar dispostos a perguntar tuas considerações, assim como na sua militância, ferocidade e desdém para com os que discordam deles.

Toda iniciativa fundamentalista está pronta para se envolver pela política do Estado em que se desenvolve, por sua própria meio ambiente moralista e reformista. O termo fundamentalista no fato cristão alega-se a um movimento dentro do cristianismo que afirma a tua adesão aos fundamentos dessa fé. Em diversas denominações cristãs há fundamentalistas não sendo uma denominação em si mas sim um movimento que atravessa o cristianismo em teu conjunto. Dependendo da denominação, em peculiar, tem características especiais, mas em geral, é considerado o ala conservadora da Igreja cristã. Algumas das características mais importantes que se costumam aliar ao fundamentalismo cristão são a compreensão literal do Gênesis e a rejeição à hipótese da melhoria das espécies de Darwin.

A inspiração da Bíblia, pelo Espírito Santo, e a infalibilidade das Escrituras, como resultado desta inspiração. O nascimento de Cristo, do seio de uma virgem. A crença de que a morte de Cristo foi certa. A ressurreição de Jesus. A realidade histórica dos milagres de Jesus. Seguindo essas diretrizes, é óbvio que há diversas ideias que hoje se asignarían de imediato a um fundamentalista e que, mas, estão ausentes da declaração da qual tomam o nome. Como por exemplo, nem sempre quem reitera a infalibilidade da Bíblia argumente assim como em prol de uma visão literal da mesma.

Post criado 529

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo