A fábula do atraso, convenhamos, já não é credível”. Escreve Margaret Maruani (Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris), ao fazer referência à situação das mulheres no universo do trabalho. Mais qualificadas e mais preparadas do que os homens no momento em que eles têm 20 anos, em vista disso que entram no universo do trabalho passam a estar menos remuneradas e a ter empregos menos qualificados.
O trabalho, explica a autora do artigo que publica em Ponta Inteligência, é uma das chaves pra compreender as lógicas do gênero, “um fio condutor para ler o território dos homens e das mulheres na comunidade”.
Klugman põe o acento a respeito da indispensabilidade do “empoderamento económico”, não apenas por elas, porém porque está provado “que as mulheres conseguem estimular o desenvolvimento humano em geral”. O Instituto Global McKinsey estima que, se os países lograsen aproximar-se da igualdade de gênero em 2025 o PIB mundial seria aumentado em 11 bilhões de dólares.
O universo poderia ser diferenciado, porém ainda não é. A taxa global de participação das mulheres pela força de trabalho está 26,cinco pontos abaixo da masculina. Elas fazem um 85% do serviço não remunerado. Se bem que se tenham reduzido (e revertido em muitas áreas) as lacunas pela educação, isso não se traduziu numa maior igualdade no emprego. Em 31 países em desenvolvimento de que há detalhes, 76% dos jovens que nem estudam nem trabalham são mulheres. Mas o retrato do muito que inexistência não significa que o diagnóstico seja pessimista.
MeToo. O grito contra o assédio e a brutalidade sexual tem percorrido o universo e é fruto de um impulso feminista, que usava toda uma década montando-se, como analisa Pardis Mahdavi (Escola Josef Korbel, Universidade de Denver). MyStelahyFreedom (no Irã). Movimentos que se constroem por cima das fronteiras e que “expressam um potencial de mudança revolucionária”. Para calibrar o avanço das mulheres, há que doar de vez em quando a enxergar para trás.
- Aluguem um quarto de hotel e solicitar serviço de quarto
- Depois daquela visita entrar pela Catedral para rezar
- Não há outro momento mais emocionante
- 7 O extermínio dos yaquis
- “The sublime man”, 2011 (“O homem melhor”)
Em 1890 aproximadamente nenhuma tinha prerrogativas eleitorais, escreve Dawn Langan Teele (Universidade da Pensilvânia). Atualmente há imensos países dirigidos por mulheres, como Angela Merkel (Alemanha), Sheikh Hasina (Bangladesh) ou Saara Kuugonglewa (Namíbia). Ainda há muito por fazer, pelo motivo de nesse 2019 apenas um terço dos cargos parlamentares são para elas, no entanto a partir de uma perspectiva histórica é sério. Nesta linha, os autores Chanda Kumar Jai (Le Moyne College) e Sudipta considerado virtuoso na sarangi (Universidade Estadual de Viriginia) se perguntam se a maior presença feminina se reduziria a corrupção.
Não porque as mulheres são menos corruptas por razões genéticas, sinalizam, porém por sua predisposição a se concentrar em dúvidas mais ligadas à família, as meninas, a educação ou a saúde. Falar portanto de igualdade é bem como discutir de uma modificação de prioridades. Não existe uma solução única e fácil, contudo que são necessários esforços simultâneos em diversos frente, aponta Klugman.
E isto se observa na observação geográfica, que proporciona Vanguarda Dossiê. Na Ásia Oriental, segundo relatam (a) alex H. S. Moon e Megumi Murakami (Wellesley College), as mulheres participaram e se beneficiaram do rapidamente progresso econômico, tecnológico e educacional.
Muitas decidem por desistir ou adiar o casamento. Mas em países como Japão, Coreia do Sul, Tawain e a China, as baixas taxas de natalidade estão provocando uma reação acusatória dos homens”, que percebem tua ascensão com ressentimento”. Nesses países, do mesmo jeito a Filipinas e Taiwan, com diferentes níveis de desenvolvimento, compartilham uma “obstinada dedicação do domínio masculino”, que se manifesta diversas vezes em crueldade e desinteresse. Filipinas, apesar de ser um dos países mais pobres, têm uma alta representação feminina nos cargos superiores da Administração.