Alguns números que salientam a magnitude desse fenômeno. De acordo com infos de cima Comissariado das Nações Unidas pra Refugiados (ACNUR)1, em 1950, o número de refugiados em todo o mundo é de cerca de mais de 2 centenas de pessoas, a imensa maioria europeus. Como decorrência da Segunda Guerra Mundial, pra 1980, tal população aumentou por volta de 9 milhões, localizados, principalmente, na África e pela Ásia. As batalhas de descolonização e batalhas civis que o referido procedimento herdou em algumas regiões de ambos os continentes, originaram a saída forçada de milhões de pessoas de seus lugares de origem. 3México não ficou isento desse fenômeno, pelo oposto, desde os inícios do século XX, tem se sobressaído como um povo de refúgio para perseguidos políticos provenientes de várias partes do universo.
4Aunque o exílio latino-americano desde o início do século XX é um fenômeno um tanto recorrente, na primeira metade nesse século foi formado de pequenos núcleos de asilados de origem na américa central e antilhas, com pouca continuação. Em contraste, as migrações políticas que irão voltar ao México, provenientes de diferentes países da américa Central e américa do Sul a partir dos anos 50 se irão discernir por sua superior número e regularidade.
O estabelecimento de perseguidos políticos latino-americanos, o país deixa de ser um evento transitório pra tornar-se um acontecimento de mais longa duração. Sua execução afetará a problemática migratória do México, tal por razões alheias à seu desejo os exilados terão que viver em terras mexicanas por abundantes anos e uma proporção deles optará por se radicar definitivamente. 5o estudo do exílio latino-americano no México há poucos anos, que começou a ser abordada.
Mas, ao inverso do exílio espanhol, o que tem gerado uma vasta bibliografia ( Pla, Zárate et. Um dos obstáculos que tem enfrentado o pesquisador interessado em tal problemática vem sendo a escassa disponibilidade de referências documentais, por tratar-se de detalhes recientes5. 7El presente trabalho estuda, principalmente, as características comuns a imensos exílios, e coloca menos ênfase nas diferenças. É narrar, trata-se de sondar os estilos que os definem como um fenômeno mais de índole geral que característico.
Tenta fornecer uma visão de conjunto sobre a história desses estrangeiros no México, de sua integração, de sua atuação e de sua influência em diferentes espaços da sociedade mexicana. Isto com a intenção de favorecer, a partir desta concepção, para uma maior clareza deste fenômeno, o mesmo que a problemática migratória do povo ao longo do tempo que se estuda. Sustenta-Se em documentos de arquivo, fatos estatísticos, hemerografía, todavia, essencialmente, em dado testemunhal.
8a tradição de asilo na América Latina remonta aos primórdios da existência independente das nações que o constituem como uma área do mundo. A proteção só se poderá conceder, em casos de emergência, sem definir esse conceito, e ao longo do tempo estritamente fundamental” pra que o refugiado coloque a salvo da sua integridade. 9El mérito desta Convenção consistiu em que foi subscrita por vinte nações e os EUA da América. A Convenção seguiu o Tratado sobre isso Asilo e Refúgio Político de 1939, assinado só entre alguns países sudamericanos6, e em que se distingue o asilo diplomático do territorial, a atribuir ao primeiro asilo e o segundo abrigo.
11Por fim, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos ou Pacto de San José, consumada na Costa Rica em 1973, precisa ainda mais o asilo territorial. 12De acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, até meados da década de 60, por volta de, o exílio latino-americanos não se considerava como um defeito urgente.
- 2005 – após ter Shiraz (dir. Levon Mkrtchyan)
- O futuro do Dr. Brandt após a morte do dermatologista das ‘celebridades’
- Cesáreo Alba 1896
- Pomba Arimón…..Malena
- seis Descansos e licenças
- Scarlet Spiders #3
13La migração política começa a constituir-se numa problemática nova pra região, através da diáspora cubana dos anos 60 ampla em número e mais variada quanto à tua constituição social. 14Desde a segunda metade da década de 1950, o exílio latino-americanos deixa de ser um acontecimento transitório ou temporário, pra se tornar um evento mais prolongado.
E, nas décadas seguintes, não só assume uma ampla magnitude, atinge a quase todos os países da área, seja pela característica de emissores ou receptores de exilados. 15México também favorece com a sua quota de imigrantes políticos -alguns líderes do movimento estudantil de 1968 e militantes de instituições guerrilheiras-, porém durante o período que se estuda se caracteriza mais por ser um povo receptor de perseguidos políticos. 16La prática de asilo no México foi baseado em princípios jurídicos determinados nas Convenções de Havana (1928), Montevidéu (1933) e Caracas (1954), já que é um nação signatário delas.
Mas a entrada de perseguidos políticos ao estado é regido, basicamente, na legislação migratória, contida nas leis gerais da população que, durante o período foram emitido10. 17Desde 1936, a legislação foi considerado como isolado a todas aquelas pessoas que fogem de teu povo de origem por motivos de perseguição política, que coloca em perigo iminente a tua independência ou a vida.